O Dia Internacional do Gato é celebrado a 20 de fevereiro, 8 de agosto e 29 de outubro. Esses dias têm como objetivo prestar homenagem aos gatos e sensibilizar as pessoas para a importância destes animais, bem como para os cuidados especiais que eles requerem.
Porque é celebrado o Dia Internacional do Gato três vezes por ano?
O primeiro Dia Mundial do Gato a 20 de fevereiro comemora a morte de um dos gatos mais famosos do mundo: Socks, o animal de estimação do ex-Presidente dos EUA Bill Clinton, que não só viveu na Casa Branca, como também apareceu em eventos públicos no local. Por todas estas razões, quando o Socks morreu a 20 de fevereiro de 2009 depois de ter sido eutanizado devido ao progresso do cancro de que sofria, diferentes organizações de proteção dos animais decidiram este dia prestar-lhe homenagem e ao resto da sua espécie.
Segunda comemoração para gatos é em 8 de agosto, promovida pelo Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal (IFAW) em 2002 pelo Fórum Internacional para o Bem-Estar dos Animais para recordar às pessoas o respeito e o amor que os felinos merecem. Este mês não foi escolhido arbitrariamente, uma vez que coincide com a época mais fértil do ano para os gatos do hemisfério norte do planeta. Por conseguinte, este dia serve também para sensibilizar para a esterilização, evitando assim a superpopulação e, portanto, o abandono dos animais.